Saiba como vai estar o tempo esta sexta-feira - TVI

Saiba como vai estar o tempo esta sexta-feira

IPMA prevê para esta sexta-feira períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado e com neblina ou nevoeiro, no litoral a norte do Cabo Raso, até final da manhã

O  Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado e com neblina ou nevoeiro, no litoral a norte do Cabo Raso, até final da manhã.

Estão previstos igualmente aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada e queda de granizo, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante leste no Algarve e moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, nas terras altas das regiões Centro e Sul.

Para os Açores, o IPMA prevê para as ilhas do grupo ocidental, períodos de céu muito nublado com boas abertas, com aguaceiros fracos na madrugada e o vento a soprar de noroeste moderado (20/30 km/h), rodando para norte.

Já para as ilhas do grupo central e oriental, prevê-se céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, períodos de chuva na madrugada e manhã, passando a aguaceiros fracos.

Na Madeira, o IPMA espera períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e o vento moderado (20 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando forte (35 a 45 km/h) nas terras altas até ao início da tarde.

Segundo o IPMA as temperaturas vão atingir os 37 graus Celsius em Beja, Évora e Santarém; 36 em Castelo Branco; 33 em Bragança, Vila Real, Viseu; 33 em Coimbra, Lisboa e Braga; 31 em Faro; 25 no Funchal e Angra do Heroísmo; 26 em Ponta Delgada e 25 em Santa Cruz.

No que diz respeito ao risco de incêndio, Celorico da Beira, Trancoso e Fornos de Algodres (Guarda); Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Aguiar da Beira, Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu) e Monchique (Faro) apresentam risco ‘Máximo’. O Instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ vários concelhos de cinco distritos de Portugal continental.

Já as regiões de Faro e Beja, o arquipélago de Madeira e as ilhas açorianas da Terceira, Faial e Flores apresentam hoje risco “Muito Elevado” de exposição à radiação ultra violeta (UV). No continente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Évora, Portalegre e Setúbal apresentam risco de “Elevado” de exposição aos raios UV.

Continue a ler esta notícia