Madeira: ondas podem chegar aos 4 e 5 metros - TVI

Madeira: ondas podem chegar aos 4 e 5 metros

  • SS - atualizada às 08:20
  • 9 nov 2017, 07:07

A costa norte da ilha da Madeira está sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte

A costa norte da ilha da Madeira está sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a costa norte da Madeira está sob aviso amarelo desde as 05:17 de hoje e até às 06:00 de sábado devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de nordeste com 4 a 5 metros.

A costa norte da Madeira está também sob aviso amarelo entre as 05:17 de hoje e até às 00:00 de domingo devido à previsão de vento moderado a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nos extremos leste e oeste.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para esta quinta-feira na Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sudoeste da ilha e aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte de nordeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora, em especial nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, e soprando forte com rajadas até 90 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 18 e os 23 graus Celsius.

No continente, a previsão é de céu pouco nublado ou limpo, sendo que haverá uma descida das temperaturas em todo o país, principalmente das temperaturas mínimas.

 

Seis barras fechadas e três condicionadas 

Seis barras marítimas estão fechadas a toda a navegação em Portugal continental e três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Marinha Portuguesa.

De acordo com a Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Lisboa.

As barras marítimas de Viana do Castelo e Aveiro estão condicionadas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 15 metros, respetivamente.

Segundo a Marinha, a barra da Figueira da Foz está fechada apenas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

O IPMA prevê para esta quinta-feira na costa ocidental do continente ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo gradualmente para 2 a 3 metros.

Na costa Sul prevê-se ondas de sudoeste com um metro.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE