PSP e GNR: Governo investe 10 milhões em novas viaturas - TVI

PSP e GNR: Governo investe 10 milhões em novas viaturas

Ministro Miguel Macedo considera que carros novos são importantes para a «operacionalidade das forças»

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou esta segunda-feira investimentos em mais de 10 milhões de euros para aquisição de novas viaturas para a PSP e GNR.

«Decorrem procedimentos para a aquisição de viaturas, quer para a GNR, quer para a PSP, que são importantes para a operacionalidade das forças. É um investimento muito significativo», disse Miguel Macedo aos jornalistas no final da cerimónia que assinalou o 146.º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS).

O ministro adiantou que o processo para aquisição das novas viaturas começou em 2012 e o objetivo é que seja concretizado este ano, devendo ser entregues os primeiros veículos a breve prazo.

Miguel Macedo sublinhou que se trata de um investimento de «vários milhões de euros», na ordem dos 12 a 13 milhões de euros.

«No ano passado, foi aberto um primeiro procedimento, no montante global de sete milhões de euros no conjunto das duas forças de segurança. Só uma parte reduzida desse procedimento é que já teve concretização. Este ano vamos aumentar ainda mais o investimento, uma vez que se trata de uma área crucial para a operacionalidade das forças de segurança», afirmou.

O ministro destacou também que «há muito tempo que não era feito nas forças de segurança um investimento, neste montante, em veículos destinados às operações das forças de segurança».

No dia em que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP completou 146 anos foram também inauguradas as instalações da sede do COMETLIS, em Moscavide.

As novas instalações do COMETLIS foi um projeto iniciado pelo anterior ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e têm merecido críticas por parte dos sindicatos da Polícia, nomeadamente por edifício já estar concluído desde o início de 2012 e a mudança ter sido várias vezes adiada.

Segundo os sindicatos, desde setembro de 2012 que a PSP paga mensalmente mais de 130 mil euros de renda.

Miguel Macedo não considerou a renda cara, sublinhando que «o custo por metro quadrado das instalações é de oito euros por mês».

«Um preço considerado adequado quando foi revisitado o contrato que já tinha sido celebrado», afirmou, destacando a importância das novas instalações para o maior comando da PSP do país.

Sobre as antigas instalações do COMETLIS, no Chiado, o ministro afirmou que vão ser utilizadas sobretudo para atividades ligadas ao turismo, cultura e artes, estando a ser estudada a possibilidade de se construir no local um museu da PSP.
Continue a ler esta notícia