Oficiais, sargentos e praças participam em concentração em Lisboa - TVI

Oficiais, sargentos e praças participam em concentração em Lisboa

Chamada das tropas portuguesas para o embarque em Pristina

Foi convocada por três militares e realiza-se sábado, no Rossio

As três associações representativas de oficiais, sargentos e praças das Forças Armadas anunciaram que aderir à concentração nacional que três militares convocaram para a tarde de sábado, no Rossio, noticia a Lusa.

O encontro nacional foi convocado e notificado junto do Governo Civil de Lisboa pelo coronel Tasso de Figueiredo, pelo sargento-mor Álvaro Martins e pelo cabo Lambert Pereira e recebeu o apoio da Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA), da Associação Nacional de Sargentos (ANS) e da Associação de Praças da Armada (APA).

As três associações afirmam que o seu apoio ao encontro no Rossio visa «pugnar pela defesa da dignidade da família militar», sublinhando a «acentuada degradação da condição militar, há muito tempo sentida e reiteradamente denunciada mas nunca entendida por quem, com responsabilidades maiores, deveria ter escutado os alertas seriamente lançados».

A AOFA, ANS e APA manifestam também a sua inquietação relativamente «às tão propaladas alterações às carreiras militar e retributiva que há muito se anunciam mas tardam em conhecer-se, mesmo à revelia dos representantes socioprofissionais dos militares».

Por fim, as associações indicam que «esta degradação tem sido mais sensível ao nível da saúde, assistência e condições sociais, pilares fundamentais do bom funcionamento e da própria existência de umas Forças Armadas respeitadas».
Continue a ler esta notícia