Novas listas deixam mais de 150 professores sem colocação - TVI

Novas listas deixam mais de 150 professores sem colocação

A tutela ressalvou que se trata de uma situação provisória, tendo os docentes de aguardar as vagas deixadas por colegas colocados, em simultâneo, em dois concursos

Mais de 150 professores, em 800, ficaram sem colocação na bolsa de contratação das escolas, com a divulgação, esta sexta-feora, das novas listas de ordenação dos candidatos, depois de terem sido detetados erros nas anteriores, informou o Ministério da Educação. No entanto, esta medida levou já a que algumas escolas fiquem sem aulas.

A tutela ressalvou à Lusa que se trata de uma situação provisória, tendo os docentes de aguardar as vagas deixadas por colegas colocados, em simultâneo, em dois concursos para suprimir necessidades temporárias de professores: a bolsa de contratação das escolas e a reserva de recrutamento.

O ministério adianta que os docentes, agora sem colocação, poderão ainda recorrer a uma nova bolsa de contratação e a uma nova reserva de recrutamento, cujas listas de ordenação dos candidatos serão divulgadas na próxima semana.

Esgotadas estas opções, «as situações residuais serão analisadas caso a caso», compromete-se a tutela.

Na bolsa de contratação inicial das escolas, de setembro, foram colocados cerca de 800 professores. A identificação de erros nas listas de ordenação dos candidatos levou à demissão do antigo diretor-geral da Administração Escolar e a um pedido de desculpas do ministro da Educação, Nuno Crato, que assegurou que nenhum professor seria prejudicado.

A Federação Nacional da Educação, afeta à UGT, estima, no entanto, que perto de 500 docentes fiquem sem colocação, após a divulgação das novas listas.

A bolsa de contratação visa suprimir necessidades prementes das escolas ou agrupamentos de escolas, com contrato de autonomia e em território educativo de intervenção prioritária, designadamente a substituição imediata de um professor de baixa médica.

A reserva de recrutamento destina-se igualmente a preencher necessidades temporárias de professores nas escolas.
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