Ana Jorge: «SNS não deve estar risco» - TVI

Ana Jorge: «SNS não deve estar risco»

Ana Jorge

Ministra da Saúde avisa que é necessário continuar reformas

A ministra da Saúde defendeu esta quinta-feira, no Porto, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) «não deve estar em risco». Ana Jorge avisa, no entanto, que é preciso continuar com as reformas.

Ana Jorge falava no final da cerimónia realizada no Mosteiro de São Bento da Vitória, em que foi entregue o Prémio Nacional de Saúde ao médico e investigador Daniel Serrão, bem como várias outras distinções a profissionais ligados ao sector.

«Penso que o SNS não deve estar em risco, mas nós devemos defendê-lo e temos vindo a fazê-lo como tal, o que não quer dizer que não tenha que haver, como temos vindo a fazer nos últimos cinco anos» reformas em diversas áreas, disse a ministra, citada pela Lusa.

Ana Jorge defende que para «poder garantir que os serviços continuam a ser como tem sido para as pessoas é necessário introduzir reformas que contribuam para a sua sustentabilidade e isso obviamente tem que ser pago».

Reformas que passam por «maior eficiência, mais dedicação ao serviço e racionalização» com base numa «escolha criteriosa».

«Só temos estado a cortar naquilo que é desperdício e ineficiências, sem ficar mais caro para o utente» destacou, depois de ter frisado que o SNS «foi uma grande conquista, mas obviamente tem custos cada vez mais elevados».
Continue a ler esta notícia