As autoridades de saúde divulgaram esta segunda-feira que há 38 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus no complexo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.

Ao que a TVI conseguiu apurar, os casos estão distribuídos pelos centros de dia de São Romão e Bencatel, pelo lar de Vila Viçosa e pela creche da Santa Casa, onde nas últimas horas foi descoberta uma infeção numa criança.

Até ao momento, há 18 casos - catorze utentes e quatro funcionários - registados no Centro de Dia de São Romão e 13 casos - onze utentes e dois funcionários - no Centro de Dia de Bencatel.

No lar de Vila Viçosa foram detetados seis casos positivos de covid-19, correspondendo a três utentes e três funcionários.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa indica que todos estes estabelecimentos foram encerrados e os utentes foram transferidos para as suas residências.

Também o antigo centro de saúde de Vila Viçosa foi reconvertido para ser hospital de campanha, mas, até agora, nenhum doente necessitou de ser transportado e internado nas camas disponibilizadas.

A autarquia revela que existe a preocupação de estender a realização de testes à  comunidade, uma vez que os utentes dos centros de dia circulavam livremente pelas ruas.

Carla Correia