Montanhista desaparecido: as pistas encontradas no computador - TVI

Montanhista desaparecido: as pistas encontradas no computador

João Marinho [Facebook]

Buscas por João Marinho continuam sem sucesso

Equipas de Portugal e Espanha concluíram nesta terça-feira, sem êxito, uma nova jornada de dez horas de buscas do montanhista português João Marinho, desaparecido nos Picos da Europa, segundo informou a Guarda Civil espanhola. Em comunicado, a Guarda Civil espanhola explica que, nas operações desta terça-feira, participaram 21 efetivos do corpo espanhol, dez elementos da GNR e quatro montanhistas voluntários, com o apoio de dois helicópteros das Astúrias e de Castela Leão.

A jornada de buscas decorreu entre as 8:00 e as 18:00 locais (menos uma hora em Lisboa) com as condições climatéricas a permitir uma boa movimentação e uma operação «minuciosa» nas zonas previstas.

Durante o dia foram criados seis grupos de trabalho, um dos quais, com efetivos da GNR e da Guarda Civil, que atuou em Jou Luego, outro com as duas forças em Jou de la Canal Parda.

O terceiro atuou com efetivos da Guarda Civil em Jou de las Pozas, Capozo e La Forcada, o quarto, também da unidade espanhola, na zona de Vegarredonda e o, quinto - com elementos da Guarda Civil e GNR -, na zona de Vegabaño.

Finalmente, o sexto grupo, com elementos da Guarda Civil e os voluntários, atuou na zona entre Vegarredonda e Ario.

A Guarda Civil explica que as buscas continuam com o mesmo dispositivo, na manhã de quarta-feira.
João Marinho, atleta natural de Amarante, distrito do Porto, é adepto de desportos radicais e encontra-se desaparecido há cerca de uma semana, nos Picos da Europa, ao que tudo indica próximo de Pena de Santa de Castilla, entre a vertente de Leão e das Astúrias.

De acordo com a agência espanhola de notícias Efe, fontes próximas da equipa de buscas disseram que a documentação descoberta no computador portátil, que o jovem deixou no interior do seu veículo, apontavam para que este tinha previsto fazer a rota denominada «anillo de los refúgios».

As últimas fotografias de João Martinho nas redes sociais Facebook e Instagram datam de 4 de novembro passado e, nelas, o ‘aventureiro' aparece com o equipamento de montanha e com os Picos da Europa como pano de fundo.

A notícia do desaparecimento do montanhista, que se apresenta como 'ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura', na página do Facebook, está nas redes sociais desde há mais de uma semana, com vários comentários de encorajamento e de esperança de que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.

João Marinho foi o impulsionador do 'Douro Bike Race', organizou a prova de BTT 'Mountain Quest' e o 'Réccua Douro Ultra Trail'.
 
Continue a ler esta notícia