Avioneta: falha do motor pode ter causado acidente - TVI

Avioneta: falha do motor pode ter causado acidente

Queda de avioneta em Montemor-o-Novo

Inquérito ao acidente ainda está em curso

Relacionados
O Relatório Preliminar do acidente com uma aeronave em Montemor-o-Novo, que vitimou duas pessoas dia 6 de Março, aponta para «provável falha do motor pouco depois da descolagem», revelou fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes (GPIAA).

Segundo o documento a que a Lusa teve acesso, os «danos sofridos pelas pás do hélice sugeriam uma possível falta de tracção no momento do embate, o que poderá configurar uma provável falha do motor pouco depois da descolagem».

Queda de aeronave faz dois mortos

O GPIAA, tutelado pelo Ministério das Obras Públicas, sugere ainda que «estas suposições requerem que seja efectuada uma inspecção minuciosa ao motor e ao sistema» de alimentação de combustível, para esclarecer melhor a sequência dos factos.

A informação deste relatório tem ainda um «carácter provisório e contém apenas um resumo dos acontecimentos, estando sujeita a modificações ou correcções que surjam durante o processo de investigação», conforme o documento.

A «cabina de pilotagem estava destruída e os assentos fora do seu lugar», e uma «inspecção inicial ao painel de instrumentos e controlos de voo indiciava que a aeronave se encontrava numa configuração de descolagem e, portanto, o acidente deveria ter ocorrido logo a seguir à descolagem, isto é, por volta das 16:30», inscreve o GPIAA.

A aeronave que caiu no dia 06 de Março, e que vitimou o militar de Abril coronel Costa Martins, era um avião Alon A2 com a matrícula nacional CS-AIG sendo o segundo acidente registado este ano.

Desde início de 2010 já ocorreram três acidentes aéreos, e em 2009 foram registados 13 acidentes com aeronaves, que provocaram nove mortos, informou o GPIAA.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE