Moody's já está nos caixotes do lixo - TVI

Moody's já está nos caixotes do lixo

  • Redação
  • Carolina Lopes de Figueiredo
  • 12 jul 2011, 14:05
Moodys nos caixotes do lixo

Contentores de Lisboa foram pintados com a marca da agência de notação financeira. Veja as imagens

Ao descer o rating de Portugal para o nível Ba2, a agência Moody's fez com que «lixo» se tornasse na palavra provavelmente mais repetida dos últimos tempos em território nacional. Nas manchetes dos jornais, nas conversas familiares, por entre os investidores dos mercados bolsistas. «Lixo» repetia-se por todos os recantos do país que assim, precisamente, tinha sido classificado.

Quase uma semana após o anúncio da Moody's, o cenário repete-se pelo país, mas a palavra, que significa por definição «porcaria, entulho», surge agora associada, nas conversas de vários portugueses, à própria agência de notação financeira.

Depois de vir estampada em t-shirts que a classificam como «pobre» ou «lixo», a Moody's tem agora o seu logótipo e nome presentes em contentores onde se deita aquilo que a agência decretou que Portugal representava. Assim mesmo. Em caixotes do lixo.

Em Lisboa, alguns cidadãos resolveram, usando o estatuto de «fazedores de opinião» que afirmam partilharem com a agência de notação, fazer o mesmo que a Moody's fez a Portugal: classificaram-na em baixa como «lixo». Em vez de apresentarem um relatório, registaram os resultados em caixotes do lixo, e em vez de a classificação ser levada ao mundo pelos jornalistas, foi filmada e divulgada directamente por quem decretou o rating. Surge numa conta com o nome iamfromlx (ou seja, algo como «Eu sou de Lisboa»).

Quem sabe se os funcionários da Moody's não preferem que o lixo seja depositado nos contentores que simbolicamente agora a agência representa, do que que o mesmo lixo seja entregue em Nova Iorque, à porta da sede da agência, como também já aconteceu?

UPRiSiNG TO DOWNRATiNG from iamfromlx on Vimeo.

Continue a ler esta notícia