Cancro mata 20 mil pessoas por ano em Portugal - TVI

Cancro mata 20 mil pessoas por ano em Portugal

Serviços de oncologia vão ser reorganizados

Diagnóstico precoce pode tornar a doença curável

Mais de 40 mil novos casos de cancro surgem em Portugal, todos os anos, e mais de 20 mil pessoas morrem devido a esta doença, revelou esta sexta-feira um especialista à agência Lusa, alertando para a importância do diagnóstico precoce.

Sérgio Barroso, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), considerou «muito importante que as pessoas estejam informadas e recorram precocemente aos serviços de Saúde», para serem diagnosticadas.

«A maioria dos cancros, se for detetada de forma precoce, é tratável e curável. Só se forem detetados numa fase muito avançada» é que «as coisas são mais complicadas» e «muitos deles» tornam-se «incuráveis», avisou.

O especialista falava à Agência Lusa à margem dos Encontros Oncológicos da Primavera, que decorrem em Évora, até domingo, e vão na 8.ª edição, sendo organizados pelo Serviço de Oncologia do HESE.

Trata-se de «uma das principais reuniões oncológicas a nível nacional», frisou, explicando que a iniciativa junta cerca de 720 profissionais da especialidade, médicos e não médicos, e oradores portugueses e estrangeiros.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE