Comunidade Islâmica «magoada» com D. José Policarpo - TVI

Comunidade Islâmica «magoada» com D. José Policarpo

Cardeal Patriarca

Em Portugal existe «ainda uma grande ignorância em relação à religião islâmica»

A Comunidade Islâmica de Lisboa ficou «magoada» com as palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa, que, na terça-feira à noite, advertiu as jovens portuguesas para o «monte de sarilhos» de se casarem com muçulmanos.

Num comunicado enviado para a Lusa, o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Magid Vakil, lembrou as «relações fraternas e cordiais» e o «diálogo frutífero» que existe entre as duas religiões em Portugal, tendo ficado por isso surpreendido com as últimas declarações do Patriarca de Lisboa.

«Ficámos de alguma forma magoados com a escolha das palavras do senhor Patriarca de Lisboa, relativamente à nossa comunidade e ao diálogo que temos procurado com todas as confissões religiosas e, em particular, com as religiões cristãs», lê-se no comunicado.

D. José Policarpo teve a «coragem» de «dizer a verdade»

Para o presidente da Comunidade Islâmica, as palavras do Patriarca são lidas como «uma chamada de atenção para o necessário respeito pelas diferenças» religiosas e conhecimento das outras religiões, para que «qualquer relação seja estável e duradoura».

«O que não será necessariamente uma dificuldade quando estão em causa cidadãos do mesmo país que, embora professando religiões diferentes, partilham da mesma cultura e interagem na mesma sociedade», conclui Abdool Vakil.

No entanto, o presidente da comunidade lamenta que em Portugal exista «ainda uma grande ignorância do outro em relação à religião islâmica».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE