Covid-19: vacinados deixam de estar em isolamento se testarem negativo - TVI

Covid-19: vacinados deixam de estar em isolamento se testarem negativo

Vacinação dos jovens dos 12 aos 15 anos

Nova norma será publicada até ao fim da semana. Não vacinados terão de ficar em isolamento após um contacto de risco, mas só 10 dias, em vez de 14

As normas de isolamento contra a covid-19 vão mudar e a TVI24 conseguiu apurar que as pessoas vacinadas vão deixar de estar em isolamento após um contacto de risco, se testarem negativo, e as não vacinadas passam a estar isoladas 10 dias em vez de 14. 

A ministra da Saúde admitiu, esta manhã, numa entrevista à rádio Renascença, que os vacinados e não vacinados "não estão nas mesmas condições" e que a norma vai sofrer alterações, que vão ser conhecidas até ao final da semana. 

De acordo com Marta Temido, ainda estão a ser realizadas "análises técnicas que são complexas".

Já a 14 de setembro, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, admitia que a nova norma estava a ser feita e iria ser publicada em breve, confirmando a intenção de terminar com o isolamento dos vacinados devido a um contacto de risco.

Desde agosto que, com o avançar da vacinação, vários especialistas defendiam a mudança desta norma, sobretudo para "libertar" os vacinados de um isolamento prolongado. 

"Portugal é dos países que exige um maior isolamento profilático, já há muitos países onde o isolamento é de apenas dez dias", sublinhava, na altura, Bernardo Gomes, médico de saúde pública, ouvido pela TVI24.

Continue a ler esta notícia