Afeganistão: aliados dos EUA deveriam enviar «mais dez mil» militares - TVI

Afeganistão: aliados dos EUA deveriam enviar «mais dez mil» militares

Dia de eleições no Afeganistão - EPA/MATIULLAH ACHAKZAI

Responsável pela embaixada norte-americana em Lisboa diz que boa parte dessas tropas não precisa de combater

Relacionados
A nova estratégia dos Estados Unidos para o Afeganistão depende da cooperação dos países aliados, que deveriam contribuir com 10 mil tropas adicionais, afirmou esta quinta-feira o «número um» da embaixada norte-americana em Lisboa, citado pela Lusa.

«Naturalmente, cada país decide soberanamente o que quer fazer. (¿) Nós, NATO e EUA, gostaríamos de ver muitas mais contribuições. Dez mil», disse o encarregado de negócios David Ballard, que chefia a representação diplomática até à chegada do novo embaixador, num encontro com jornalistas sobre a estratégia apresentada terça-feira pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

Este número corresponde sensivelmente ao dobro do número de tropas adicionais indicado na quarta-feira pelo secretário-geral da Aliança Atlântica, Anders Fogh Rasmussen, na sequência do anúncio do reforço norte-americano de 30 mil militares.

O diplomata sublinhou que boa parte dessas tropas «não tem, necessariamente, de ser tropas de combate, mas antes de treino das forças afegãs», dado que a nova estratégia passa por capacitar as forças afegãs para assumirem a responsabilidade pela segurança do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados