Velejadores resgatados ao fim de 13 horas na água ao largo dos Açores - TVI

Velejadores resgatados ao fim de 13 horas na água ao largo dos Açores

  • Luís Varela de Almeida
  • Notícia atualizada às 20:17
  • 18 dez 2019, 19:32

O alerta do naufrágio foi dado às 5:14h. As vítimas sobreviveram agarradas à estrutura do veleiro

Dois velejadores franceses foram resgatados pela Força Aérea Portuguesa e pela Marinha esta quarta-feira, pelas 18:40, depois de mais de 13 horas no mar.

As vítimas estariam a atravessar o Atlântico, desde o Brasil em direção a França, quando o veleiro onde seguiam naufragou, a 180 quilómetros a sudeste da ilha das Flores. A embarcação virou ao contrário, devido à forte ondulação que fazia sentir, com ondas de 11 metros de altura, na sequência da depressão "Elsa".

O alerta foi dado às 05:14 da manhã, mas os velejadores só foram localizados ao final de 13 horas pelo avião de patrulha P3, da Força Aérea Portuguesa, às 18:00.

A tripulação esteve durante este tempo na água, agarrados à estrutura do veleiro, até terem sido recolhidos, às 18:40, por um helicóptero EH-101.

As vítimas do naufrágio foram transportadas para a Base das Lajes, na ilha Terceira, onde seguiram para observação médica.

Até ao momento desconhece-se o estado das vítimas.

Nas buscas foram empenhados o navio da Marinha NRP Setúbal, que largou de Ponta Delgada durante a madrugada, uma aeronave P3C CUP+ Orion e um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, e foi divergido para o local o navio M/V “Maran Gas Apollonia”. 

 

Continue a ler esta notícia