GNR resgata grupo de cinco pessoas na Serra da Estrela - TVI

GNR resgata grupo de cinco pessoas na Serra da Estrela

Quatro homens e uma mulher tiveram de pernoitar na Casa do Guarda, um abrigo das autoridades. Há a registar um ferido ligeiro, do sexo feminino, que teve de receber tratamento hospitalar

Cinco pessoas ficaram retidas, no sábado, na zona da Torre, na Serra da Estrela, devido ao forte nevão que caiu, e tiveram de pernoitar na Casa do Guarda, usada como abrigo, depois de resgatadas pela GNR, confirmou o tenente-coronel Tavares à TVI24, neste domingo. 

O grupo, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 30 e 40 anos, resolveram fazer um percurso pedestre, na tarde de sábado, apesar de desaconselhados pela GNR.

Ao fim da tarde, com o forte nevão, pediram ajuda, pois já não tinham condições para continuar. Como felizmente sabíamos o local onde estavam, foi relativamente fácil chegar ao pé deles. [Contudo] já não foi possível descer à Covilhã, porque não havia condições de segurança, e houve a necessidade de o grupo de resgate [da GNR] ficar com este grupo na casa da guarda, junto aos picos da torre”, explicou o tenente-coronel Tavares.

Segundo o comandante do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, só esta manhã foi possível resgatar as cinco pessoas, com a operação a ser concluída cerca das 11:00.

“Só hoje de manhã, com a melhoria das condições, é que houve a possibilidade de, com a moto de neve, retirar de lá uma senhora, com cerca de 35 anos, que foi encaminhada para o hospital da Covilhã, enquanto os restantes quatro [elementos] deslocaram-se a pé até mais abaixo, onde foram depois resgatados por viatura”, explicou o oficial da GNR.

O comandante do GIPS acrescentou que a senhora se encontrava mais debilitada, com sinais de hipotermia e com fortes dores de costas, continuando ainda internada no hospital.

Para o hospital da Covilhã, foram também transportados os quatro homens, mas apenas por mera precaução.

O tempo melhorou neste domingo, depois de um sábado de estragos em várias zonas do país, com mais de 300 ocorrências entre Porto e Lisboa. Caiu muita neve como há muito não se via em várias regiões, o que obrigou a Proteção Civil a proceder a pelo menos 26 salvamentos de pessoas que ficaram presas.

Nem zonas como Fátima ou Algarve, onde há muitos anos não nevava, escaparam ao fenómeno atmosférico. Vários leitores enviaram-nos fotografias para o Eu Vi

Leia também:

Saiba como vai estar o tempo na próxima semana

Estradas continuam encerradas na Serra da Estrela

 

 

Continue a ler esta notícia