A temperatura começa hoje a subir e vai continuar até sexta-feira, variando entre os 30 e os 35 graus, podendo atingir valores superiores no interior.

Por causa das temperaturas elevadas, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja entre as 10:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade na faixa costeira a sul do Cabo da Roca, e, durante a tarde, no interior da região Centro e do Alentejo e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovada no interior centro durante a tarde.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando do quadrante leste, rodando para noroeste durante a tarde, e soprando moderado no litoral a norte do Cabo Raso a partir da tarde.

Nas terras altas, em especial do Norte e Centro, o vento será fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para nor-noroeste durante a tarde, e soprando por vezes forte até meio da manhã e para o final do dia.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 14 graus Celsius (em Bragança, Guarda e Leiria) e os 21 (em Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 38 (em Santarém).

Esta semana, a subida das temperaturas mínimas vai trazer noites tropicais.

A partir de dia 21 vamos ter uma subida da temperatura mínima e vamos ter noites tropicais em grande parte do continente. As temperaturas não vão descer abaixo dos 20 graus", indicou a meteorologista do IPMA Maria João Frada.

Segundo a meteorologista do IPMA, as temperaturas vão manter-se altas até sexta-feira, esperando-se uma descida a partir de sábado.

No sábado há uma tendência para uma descida da temperatura máxima no norte e centro, especialmente no litoral a norte do Cabo Raso e no domingo descem mais um pouco. Ainda assim os valores não descem abaixo dos 30 a 35 graus, com exceção para a faixa costeira a norte do Cabo Raso que será da ordem dos 25 a 27 graus", disse.

/ BC