Vulcão: aeroporto de Sá Carneiro encerrado - TVI

Vulcão: aeroporto de Sá Carneiro encerrado

Nuvem de cinza interrompe tráfego aéreo até, pelo menos, à meia noite

Relacionados
Artigo actualizado às 13h17

O aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, encontra-se encerrado até à meia noite devido à nova nuvem de cinzas emanada do vulcão islandês.

As condições devido à nuvem de cinzas vão manter-se e em Lisboa preveem-se «constrangimentos à operação», disse a porta-voz da NAV à Lusa.

Sofia Azevedo explicou que «a nuvem está a descer» e, com base nos dados disponíveis, preveem-se «constrangimentos à operação, no aeroporto de Lisboa, até final do dia». «Até às 24:00 mantêm-se as condições», acrescentou.

Em comunicado, a NAV - Navegação Aérea de Portugal referiu que, nos Açores, a nuvem de cinzas continua a cobrir todo o arquipélago e a impedir a realização da operação de aeronaves, e todos os aeroportos regionais estarão, assim, impedidos de servir o tráfego aéreo.

As centenas de passageiros impedidas de viajar entre as ilhas e dos Açores para o exterior desde sábado devido às cinzas do vulcão da Islândia vão continuar sem voo até ao fim da tarde deste sábado.

Fonte da transportadora aérea açoriana Sata no aeroporto de Ponta Delgada adiantou à Lusa que novas informações sobre operacionalidade dos aeroportos do arquipélago só serão divulgadas às 18:30 locais (19:30 de Lisboa).

Segundo acrescentou, os passageiros mantêm-se ao corrente da situação não comparecendo nos aeroportos.

Açores isolados por causa do vulcão islandês

A transportadora aérea portuguesa, TAP, pede aos passageiros dos voos afectados para que não se desloquem aos aeroportos encerrados, podendo em alternativa consultar o «site» www.flytap.com , contactar o «call center» da TAP ou acompanhar o evoluir da situação através da comunicação social.

Vulcão: aeroportos europeus condicionados. Saiba quais

Até agora, as cinzas levaram ao cancelamento de 223 voos nos aeroportos portugueses até às 12:00, dos quais 119 no Porto, anunciou a ANA.

Um comunicado da ANA Aeroportos de Portugal refere que no aeroporto de Lisboa foram cancelados 71 voos, sendo que 36 se referem a partidas e 35 a chegadas. O aeroporto Francisco Sá Carneiro regista 119 cancelamentos, dos quais 62 são chegadas.

Nos Açores foram cancelados 25 voos e na Madeira, onde a gestão aeroportuária é da responsabilidade da ANAM, foram anuladas oito ligações.

Faro está «normal»

A nuvem de cinzas já afectou, pelo menos, 66 voos no Porto e 39 voos no aeroporto de Lisboa, disse o porta-voz da ANA. Em declarações à Lusa, Rui Oliveira avançou que em Faro «a operação está normal». No Porto, «não há voos até às 13:00».

No aeroporto de Lisboa já foram cancelados 39 voos, dos quais 23 chegadas e 16 partidas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados