Presidente de escola cai do telhado - TVI

Presidente de escola cai do telhado

Sociedade

Secundária Serafim Leite está em obras. Pedro Gual estava a dar indicações ao empreiteiro antes da queda de cinco metros

Relacionados
O presidente do Conselho Executivo da Secundária Serafim Leite, pioneira no Plano Tecnológico da Educação, foi hospitalizado esta terça-feira devido a uma queda de cinco metros, quando orientava as obras num telhado dessa escola de S. João da Madeira, escreve a Lusa.

Pedro Gual encontrava-se no telhado das oficinas de Electrónica e Electrotecnia para indicar ao encarregado da obra, que ia começar nessa altura, quais os locais mais problemáticos.

«Ainda houve quem lhe dissesse para não subir», conta Elza Paiva, do Conselho Executivo da escola, «mas ele, com a melhor das intenções, insistiu em mostrar o que era preciso ser feito e, passado um bocadinho, o telhado cedeu e ele caiu através de um buraco».

Levado para o hospital

Pedro Gual sofreu uma queda de aproximadamente cinco metros, caindo no corredor que liga as oficinais e cujo piso é em cimento e ferindo-se na cabeça, «evidenciando no crânio uma ferida incisa e hemorragia activa», mas manteve-se sempre consciente.

A informação é de fonte dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, que transportaram Pedro Gual para os serviços de emergência do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, onde foi suturado.

A necessidade de obras nas oficinas da Secundária Serafim Leite foi abordada com a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) sexta-feira passada, numa reunião em que Pedro Gual se fez acompanhar por representantes da Associação de Pais da escola.

Chuva dentro das salas de água

A reclamação devia-se ao facto de em dias de mau tempo cair chuva dentro dessas salas de água, que também já evidenciam problemas de infiltração nas paredes.

Elza Paiva diz que Pedro Gual já andava há «muito, muito tempo a alertar para o problema», mas que só nessa reunião a DREN se terá mostrado disponível para financiar os trabalhos.

Pedro Gual, professor de Fisico-Química, esteve envolvido nos processos que levaram a Escola Secundária Serafim Leite a participar no Plano Tecnológico da Educação, contribuindo para que esse estabelecimento de ensino fosse pioneiro na conclusão do primeiro eixo do programa.

Está também envolvido no programa de actividades com que Portugal se associa às celebrações do Ano Internacional da Astronomia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados