Medicamento que provocou cegueira suspenso no S. João - TVI

Medicamento que provocou cegueira suspenso no S. João

Olho

Uso de Avastin estava autorizado na unidade de saúde do Porto

Relacionados
NOTÍCIA ACTUALIZADA

A utilização do medicamento que provocou cegueira em seis pessoas no Hospital Santa Maria, em Lisboa, o Avastin, foi suspensa no Hospital São João, no Porto, como «medida preventiva».

Esta decisão irá prolongar-se até que se expliquem os casos de cegueira na unidade de saúde lisboeta, segundo disse uma fonte hospitalar à agência Lusa, referindo que no Hospital S. João estava autorizada a utilização do Avastin.

Faro nunca utilizou

Entretanto, o Hospital Central de Faro informou que nunca utilizou na oftalmologia o medicamento Avastin por não estar aprovado pela Comissão de Farmácia e Terapêutica daquela unidade.

«Não há indicação para utilizar o medicamento em oftalmologia, não se utiliza em oftalmologia», declarou aos jornalistas a directora clínica do HCF, Helena Gomes, acrescentando:

«O medicamento existe no Hospital de Faro para tratar outras patologias, não está aprovado pela nossa Comissão de Farmácia e Terapêutica para o uso na oftalmologia, portanto nunca foi discutido sequer a utilização na oftalmologia e, por isso, nunca foi introduzido na oftalmologia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados