Coração: Cirurgia inédita no Hospital de Santa Cruz - TVI

Coração: Cirurgia inédita no Hospital de Santa Cruz

Operação pioneira em Portugal

Médicos implantam uma válvula, através de cateteres. Única alternativa para doentes de risco

Relacionados
O Hospital de Santa Cruz realizou uma intervenção inédita em Portugal, que consiste na implantação de uma válvula cardíaca através de cateteres. A cirurgia, anunciada esta sexta-feira, revela-se a única alternativa para doentes de alto risco.

De acordo com uma nota do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, citada pela Agência Lusa, este é «um novo procedimento cirúrgico que permite uma nova oportunidade para doentes cardíacos já sem opções de tratamento».

Trata-se de uma técnica mini-invasiva, «muito menos agressiva», e que se destina a «doentes em que não seja aconselhável serem submetidos a intervenções de grande cirurgia».

O procedimento consiste no implante de válvulas aórticas por métodos mini-invasivos, através de sondas. As válvulas são implantadas «por via percutânea, através da ponta do coração», lê-se no comunicado da instituição, que é de referência na área cardíaca.

Este procedimento, que «exige um grande rigor e disciplina técnica», foi levado a cabo na quarta-feira, por uma equipa multidisciplinar de Cirurgia Cardiotorácica e Cardiologia do Hospital de Santa Cruz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE