GNR na estrada este fim de semana atenta à condução sob efeito do álcool - TVI

GNR na estrada este fim de semana atenta à condução sob efeito do álcool

Multa

Nos primeiros quatro meses do ano, os militares da GNR fiscalizaram cerca de 400 mil condutores. Mais de 8.000 foram multados por excesso de álcool

A GNR anunciou esta sexta-feira que vai intensificar, no sábado e domingo, a fiscalização à condução sob influência do álcool, infração cometida por 8.427 condutores nos primeiros quatro meses do ano.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que vai realizar, durante o fim de semana, a operação “Baco” com o reforço da fiscalização à condução sob influência do álcool e droga.

Segundo aquela força de segurança, as ações de fiscalização vão ser direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, nomeadamente estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

No comunicado, a GNR dá conta que multou 8.427 condutores por excesso de álcool entre janeiro e abril, menos cinco por cento do que no mesmo período de 2015.

A GNR refere que 3.474 condutores tinham uma taxa de álcool no sangue superior a 1,20 gramas por litro, o que constitui crime, e 4.953 tinham uma taxa superior à permitida por lei.

Nos primeiros quatro meses do ano, os militares da GNR fiscalizaram cerca de 400 mil condutores.

A GNR refere ainda que continua a ser "uma prioridade" a redução dos índices de sinistralidade rodoviária, estando planeadas para este ano diversas operações nacionais dirigidas para a condução sob o efeito do álcool, excesso de velocidade e não utilização dos cintos de segurança, os três principais fatores de agravamento dos acidentes nas estradas.

Continue a ler esta notícia