ASPP: «Lagartas podem evitar fugas de suspeitos» - TVI

ASPP: «Lagartas podem evitar fugas de suspeitos»

Polícias vão poder usar "lagartas"

Presidente da ASPP não comenta a morte de MC Snake por estar em investigação, mas deixa recados sobre as operações policiais

Relacionados
A utilização de lagartas de pregos nas operações de fiscalização da PSP podia ter um efeito «dissuasor na fuga de suspeitos», adiantou ao tvi24.pt, Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, que, no entanto, recusa comentar em concreto a morte de MC Snake pelo facto do processo estar em investigação.

«O que devemos salientar é que se é pedido um aumento de operações têm que ser dadas condições e equipamentos que minimizem os perigos. É preciso lembrar que a utilização de lagartas não é proibida e que as novas que a PSP tem já não provocam o despiste do veículo», disse Paulo Rodrigues.

O responsável pelo maior sindicato da PSP realça ainda as vantagens de usar as lagartas em operações de fiscalização e da publicidade dessa utilização. «Um indivíduo que não tem carta e foge, se souber que há uma lagarta mais à frente que o vai imobilizar já não foge», explicou ao tvi24.pt.

Paulo Rodrigues afirma que existem lagartas na PSP que são usadas em algumas situações, mas não são usadas nas operações de rotina. «Penso que o que falta é existir a ordem da Direcção Nacional para que passem a ser utilizadas.É um elemento importante que permite evitar as perseguições».

A ASPP realça ainda que o facto de as fiscalizações terem como objectivo detectar infracções ao álcool, não justifica a utilização de menos meios, uma vez que nas operações tanto aparecem condutores com álcool a mais como suspeitos de crimes violentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados