DGS diz que Saúde 24 tem dois farmacêuticos e sete técnicos - TVI

DGS diz que Saúde 24 tem dois farmacêuticos e sete técnicos

Call-Center da Linha 24 horas

Resposta às críticas da Ordem dos Farmacêuticos

A Direcção-Geral de Saúde garantiu esta segunda-feira que a Linha Saúde 24 conta com dois farmacêuticos e sete técnicos de farmácia, rejeitando críticas da Ordem dos Farmacêuticos, que desaconselhou a utilização daquele serviço por duvidar da qualidade da informação terapêutica prestada, noticia a Lusa.

«A Linha Saúde 24, com o objectivo de melhorar os serviços que presta, tem ao seu dispor dois farmacêuticos e sete técnicos de farmácia cuja função passa pela prestação de apoio aos enfermeiros responsáveis pelo atendimento telefónico, no esclarecimento de eventuais dúvidas relativas a medicamentos», afirma a Direcção-Geral de Saúde (DGS), em comunicado.

Profissionais da Linha Saúde 24 rejeitam críticas

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) desaconselhou esta segunda-feira o recurso àquela linha, por não reconhecer a validade das informações prestadas pelo serviço em matéria de medicamentos, «enquanto a entidade gestora não proceder à contratação de profissionais com formação e competências adequadas».

«Foi no sentido de tornar a actividade da Linha Saúde 24 ainda mais eficiente e rigorosa que a entidade gestora resolveu contratar licenciados, farmacêuticos e técnicas de farmácia, cuja função se tem revelado de grande utilidade», esclarece a DGS, garantindo que «até ao momento não foi identificada qualquer situação que ponha em causa a qualidade da informação prestada».

A OF alertou hoje que o aconselhamento terapêutico não tem sido supervisionado por um farmacêutico e que «é efectuado por colaboradores sem qualificações para o efeito», o que constitui não só uma infracção ao Estatuto da Ordem, como ao próprio contrato de concessão estabelecido entre a DGS e a Linha de Cuidados de Saúde, SA.

Segundo a Direcção-Geral de Saúde, recorrem àquela linha cerca de 1.500 pessoas diariamente, «atendidas por enfermeiros devidamente preparados» para fazer triagem e aconselhamento, supervisionados por uma direcção clínica.

Os farmacêuticos já solicitaram uma reunião à entidade gestora do serviço para analisar este «incumprimento do acto farmacêutico» e resolver um problema que considera «grave» e que «poderá inclusivamente colocar em causa a saúde e qualidade de vida» dos doentes.

A Linha Saúde 24 foi criada em 2007 para dar assistência em cuidados de saúde, fazendo triagem e aconselhamento dos utentes, tendo em vista evitar que estes se desloquem aos hospitais e centros de saúde sem necessidade.
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