SCUT: adiadas portagens até 1 de Agosto - TVI

SCUT: adiadas portagens até 1 de Agosto

Scut

Decisão tem em conta a votação recentemente ocorrida na Assembleia da República sobre os chips de matrícula

Relacionados
A aplicação de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador) Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto foi adiada por 30 dias, até 01 de agosto, informou o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

A decisão «tem em conta a votação recentemente ocorrida na Assembleia da República e a vontade do Governo de continuar a desenvolver todos os esforços para obter um acordo político que permita, com justiça e equidade, executar esta medida que consta do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) com o qual Portugal se comprometeu», lê-se em comunicado.

As portagens nas SCUT entravam em vigor na quinta-feira.

Fonte governamental disse à agência Lusa que este adiamento advém também do facto de «ter sido impossível reunir hoje com o PSD».

SCUT: Passos Coelho recusa isenções para residentes

De acordo com a mesma fonte, «os sociais-democratas reiteradamente mostraram indisponibilidade» para prosseguir as negociações iniciadas na semana passada.

Hoje, o presidente da Confederação de Empresários de Pontevedra (Espanha) manifestou-se contra a aplicação de portagens na A-28 (SCUT Norte Litoral), sustentando que a medida «rompe com o plano de mobilidade» existente na euro região Galiza/Norte de Portugal.

Em declarações à Lusa, José Manuel Alvariño afirmou que introduzir portagens nesta SCUT, que liga o Porto a Viana do Castelo, significa «romper com o plano de mobilidade desta famosa euro região», bem como com «o seu desenvolvimento».

Numa reacção, o ministro da Economia, Vieira da Silva, desvalorizou o impacto da cobrança de portagens na SCUT Norte Litoral nas relações do Norte com a Galiza, considerando que «a dinâmica do Noroeste peninsular tem capacidade para ultrapassar as dificuldades».
Continue a ler esta notícia

Relacionados