Violências nas escolas é «culpa» da crise - TVI

Violências nas escolas é «culpa» da crise

Escola (arquivo)

Associação de pais comenta aumento das agressões aos professores e alunos

Relacionados
As associações de pais defenderam esta sexta-feira mais meios de ligação das escolas à comunidade como forma de eliminar a violência dos estabelecimentos de ensino, que relacionam com o contexto social da crise económica, informa a Lusa.

O número de agressões a professores e alunos aumentou 11,3 e 20,6 por cento respectivamente em 2007/08, face ao ano lectivo anterior, segundo dados do programa «Escola Segura»apresentados esta sexta-feira, isto apesar de o número de ocorrências globais ter diminuído cerca de 14 por cento.

«Lamentamos o aumento de incidências [de violência], seguramente não é uma boa notícia», disse o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Albino Almeida, frisando que é preciso perceber «o contexto» em que ocorreram as agressões e apostar em «equipas multi-disciplinares» viradas para as questões de violência a fazerem «a ligação entre a escola e comunidade».

Albino Almeida destacou que «é preciso dar mais atenção aos contextos», nomeadamente a falta de meios económicos das famílias em tempo de crise, porque «isso induz violência», começando pela «cobiça: há os que não têm e invejam os que têm». As escolas, defendeu, precisam de «um espaço de serenidade, não só no interior, mas à sua volta».
Continue a ler esta notícia

Relacionados