Se tem 37 anos ou mais já pode fazer o autoagendamento da vacina contra a covid-19.

Fonte da taskforce afirmou à Lusa ainda não ser possível adiantar já quando será aberto o auto-agendamento para pessoas a partir dos 35 anos, uma possibilidade que tinha sido anunciada no sábado pela task force.

Este processo de auto-agendamento permite que os cidadãos seleccionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de Abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 37 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, mais recentemente, de 40 anos.

De acordo com dados do ministério da Saúde, até final de domingo, foram administradas mais de 7,3 milhões de vacinas contra a covid-19, sendo cerca de 4,7 referentes a primeiras doses e 2,6 milhões de segundas doses.

Em Portugal, morreram 17.068 pessoas em 865.806 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Lara Ferin / Atualizada com Lusa