Esta quinta-feira, no programa "Segunda Vaga", da TVI24, procurámos perceber quais são os grupos que correm maiores risco se contraírem a covid-19.

O pneumologista António Diniz, que já esteve infetado com covid-19, explicou que os doentes cardíacos, obesos, hipertensos, imunodepressivos e pacientes com doenças crónicas de bloqueio respiratório são quem corre maior risco de desenvolver sintomatologia severa devido ao SARS-CoV-2.

O médico explica que, provavelmente, foi infetado em ambiente hospitalar e que nos primeiros dias apenas sofreu de uma febre ligeira.

Contudo, na segunda semana, período mais grave da doença, teve sintomas diversos como diarreia, perda de olfato e cansaço extremo.

Se alguém me diz que é uma pequena gripe, vamos ter uma discussão”, reiterou.

 

A médica Teresa Leão considera que a descida da taxa de contágio, o famoso índice Rt, é uma notícia positiva, que permite achatar a curva pandémica.

A especialista acredita que seja possível que uma vacina contra a covid-19 esteja aprovada antes do Natal, caso a última fase de testes apresente resultados positivos.

A taxa de contágio reflete como as pessoas se comportam”, lembrou.

 

Posso sair de casa para ir buscar as minhas netas à escola?

O telespectador António Pereira, morador na Amadora, quer saber se pode sair de casa para ir buscar as netas à escola.

O advogado Telmo Semião considera que o motivo apresentado é uma das exceções ao dever cívico de recolhimento, em vigor nos 121 concelhos com alto risco de contágio.

Contudo, o especialista lembra que o “dever cívico de recolhimento”, sem o estado de emergência estar declarado, não é uma obrigação, mas sim um apelo do Governo para controlar a propagação do vírus.

“Hora da Verdade Covid-19”: A vacina contra o SARS-CoV-2 altera o ADN humano?

Na “Hora da Verdade Covid-19”, uma parceria entre a TVI e o jornal Observador, analisamos a teoria de que a vacina contra a covid-19 altera o ADN humano.

Carla Jorge de Carvalho, jornalista do Observador, explica que a tese surgiu num vídeo de uma osteopata norte-americana que é contra a vacinação, mas que a afirmação é falsa.

Nuno Mandeiro