O projeto da Instituição Particular de Solidariedade Social Pressley Ridge venceu o “People’s Vote” (voto da população) do prémio especial de uma instituição bancária.
Depois de vencer o prémio para a Europa, no valor de cerca de 60 mil Euros, o “Pão com História”, desenvolvido na zona de Cascais, foi o preferido entre cinco finalistas através de uma votação online.
O projeto quer possibilitar estágios profissionais e um método pedagógico e criativo para crianças, como explicou anteriormente Kátia Almeida, uma das responsáveis.
A padaria quer “combater a situação da pobreza infantil em Portugal”, acrescentou.
Este projeto aposta na criação de uma padaria de baixo custo, instalada num “meio desfavorecido” e numa linha gourmet para restaurantes e lojas especializadas.
A escolha pela padaria deveu-se à observação de que nos casos de pobreza extrema “o pão é dos bens de consumo que as pessoas tentam garantir em casa: é acessível, é barato e alimenta”.
Nos locais onde esta organização trabalha há “falta de respostas de proximidade, como a padaria”.
A Presseley Ridge admite haver bastante oferta para formar pessoas na área da panificação e restauração, além de um elevado número de novas padarias.
A padaria irá receber pessoas formadas e proporcionar um estágio, que deverá ser de seis meses, com a perspetiva de enviar 30 pessoas para o mercado de trabalho no primeiro ano.
A padaria também terá o “clube de miúdos” para aplicar “métodos de aprendizagem essencialmente lúdicos e ativos”.
“Os miúdos que frequentam este espaço vão contribuir para as histórias que o pão vai contar”, explicou a responsável, acrescentando que os escritos dos pequenos irão acompanhar os pães da linha gourmet.
Já feitas estão histórias sobre o pão com urtigas e o pão com abóbora, como conta a Lusa.