O terço vai ser rezado no sábado em simultâneo no recinto do Santuário em Fátima e na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, diante de uma imagem da Virgem Peregrina.

Segundo a página oficial da peregrinação do Papa Francisco a Fátima, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, António Marto, “vai rezar um dos mistérios em Fátima, com transmissão em live streaming [em direto pela Internet] a partir da Capelinha das Aparições para a basílica romana".

O site adianta que a imagem da Virgem Peregrina chega à Praça de São Pedro, em Roma, às 17:30 locais (menos uma hora em Lisboa) de sexta-feira, "sendo acolhida pelo cardeal Ângelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário geral do Papa para o Vaticano".

Meia hora depois, é rezado o terço “em comunhão com o Papa Francisco, peregrino em Fátima”, adianta a mesma fonte, explicando que, no final, “a imagem segue, em procissão, pelas ruas de Roma até à Basílica de São João de Latrão, onde se vai realizar uma vigília de oração".

No sábado, também em procissão, a imagem é levada para a Basílica de Santa Maria Maior, “a maior igreja mariana de Roma”.

Depois de uma vigília de oração, é rezado, a partir das 22:30 locais (menos uma hora em Lisboa), o terço, "à mesma hora em que o rosário é também rezado no santuário da Cova da Iria".

Os principais santuários marianos do mundo, como o de Nossa Senhora de Lourdes (França), de Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e de Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro (Brasil), vão transmitir, igualmente em live streaming, todas as cerimónias da peregrinação do Papa Francisco à Cova da Iria."

/ CP, com Lusa