Filas de trânsito em Valença devido ao controlo de fronteiras - TVI

Filas de trânsito em Valença devido ao controlo de fronteiras

  • Élvio Carvalho
  • 10 mai 2017, 16:57

Nos nove pontos terrestres sujeitos a controlo, apenas Valença (Viana do Castelo) registou congestionamentos de trânsito. Até à hora de almoço, há a registar um cidadão barrado, em Vilar Formoso, e um condutor intercetado pela GNR após fuga, na fronteira do Caia

Está a correr “dentro da normalidade” o primeiro de quarto dias em que Portugal volta a controlar as suas fronteiras, a terceira vez desde que o acordo de Schengen foi adotado, garantiu à TVI24 o Major da GNR Bruno Marques.

Nos nove pontos terrestres sujeitos a controlo, apenas Valença (Viana do Castelo) registou congestionamentos de trânsito, não havendo outros problemas a registar.

A operação está a correr dentro da normalidade. Registou-se um maior fluxo de trânsito na fronteira de Valença, entre as 9:00 e 10:00 da manhã, mas que já está resolvido”.

A repórter da TVI, Sofia Vieira da Silva, constatou no local as filas de ligeiros e pesados que se prolongavam por vários quilómetros, não só pelo controlo das fronteiras, mas também devido à feira semanal de Valença. Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo garantiu, à Lusa, que situação que foi "normalizada às 13:00".

Numa zona mais central do território, em Vilar Formoso, distrito da Guarda, à hora do almoço havia apenas um caso invulgar a relatar, com a operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer com normalidade.

Trata-se de um cidadão não-europeu, que viu a entrada em Portugal ser-lhe barrada por não transportar consigo um documento de identificação válido. Fazia-se acompanhar, apenas, de um pedido de asilo para residência na Alemanha.

O processamento de passageiros está a ser feito com normalidade e não há casos significativos a registar, além [desse cidadão] intercetado durante a manhã”, disse Acácio Pereira, inspetor-chefe no SEF, ao repórter da TVI no local, António Crespo.

No Alentejo, na principal fronteira de ligação entre Lisboa e Madrid, a fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre), as operações também decorriam sem problemas.

Durante as primeiras horas do dia, um condutor foi intercetado pelas autoridades portuguesas depois de ter fugido a um controlo, mas vindo do lado espanhol.

No Algarve, o trânsito fluiu com normalidade durante a manhã. Os constrangimentos pontuais registados deveram-se a dificuldades de alguns condutores com o sistema de pagamento de portagens, escreve a agência Lusa.

Além das nove fronteiras terrestres, o controlo de fronteiras foi reforçado nos aeroportos, mas também nas vias marítimas e outros pontos, como é exemplo o rio Guadiana.

A repórter da TVI, Marisa Rodrigues, esteve a acompanhar a operação do SEF nesta fronteira em Vila Real de Santo António, também sem situações relevantes a reportar.

Veja abaixo o mapa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras com todas as fronteiras abertas e sujeitas a controlo. Todas as outras (não assinaladas) não podem ser utilizadas, excepto por moradores e trabalhadores locais.

As fronteiras portuguesas estão a ser controladas desde as 00:00 desta quarta-feira, o que vai manter-se até às 00:00 de domingo. Em causa está a visita do Papa Francisco a Fátima, a propósito do centenário das aparições.

É a terceira vez desde a entrada em Schengen que Portugal volta a impor o controlo fronteiriço: a primeira vez aconteceu durante o Euro 2004 e a segunda aquando da cimeira da NATO, em 2010.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE