Menos cesarianas nos hospitais públicos em 2014 - TVI

Menos cesarianas nos hospitais públicos em 2014

grávida

Taxas de partos por cesariana caíram para níveis de 2002 no ano passado. Mesmo assim, unidades privadas empurram Portugal para uma taxa de 33%, acima da média europeia

Relacionados
Houve menos cesarianas em 2014, em Portugal. A taxa caiu para níveis de 2002 nos hospitais públicos do país, segundo os dados da Comissão Nacional para a Redução da Taxa de Cesarianas, que são citados, esta segunda-feira, na edição do jornal «Público». 

A queda foi de 31% em 2013 para 28% em 2014. O presidente da comissão, Diogo Ayres de Campos, explicou ao jornal que a taxa global do país ainda não ficou abaixo dos 30%, por causa dos hospitais privados, que recorrem mais a este tipo de parto. Daí que tenham empurrado a taxa de Portugal para os 33%. 

Já no público, do total de 36 centros hospitalares, 14 ainda fizeram mais de 30% deste tipo de partos que, além de ficarem mais caros, são mais arriscados para mãe e filho.

Já nenhum ultrapassa os 40% de cesarianas, em comparação com partos normais, mas alguns aproximam-se desse valor, sobretudo no Norte do país. 

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE