Cardeal deu «justo conselho de realismo» - TVI

Cardeal deu «justo conselho de realismo»

Cardeal Patriarca

Conferência Episcopal rejeita qualquer «discriminação ou menosprezo» pelo islamismo

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa considera que a advertência do Cardeal Patriarca às jovens portuguesas que pensem casar com muçulmanos é um «justo conselho de realismo» e afastou qualquer «discriminação ou menosprezo» pelo islamismo.

«É um conselho de imprescindível realismo que seguramente qualquer um de nós de cultura ocidental e de religião cristã, ou então de cultura árabe e de religião muçulmana, daria para bem de ambas as partes e das respectivas famílias», sublinhou o padre Manuel Morujão à agência Lusa.

O porta-voz lembrou ainda que as declarações de D.José Policarpo surgem numa conversa informal e recordam a importância do diálogo entre religiões: «As declarações, proferidas num clima informal de 'tertúlia' e não numa conferência magistral, confirmam que este diálogo é importante, mas advertem para as dificuldades do mesmo diálogo, concretamente com os muçulmanos».

Salientou que D.José Policarpo tem sido o maior promotor em Portugal do diálogo inter-cultural e inter-religioso nos seus escritos e nas suas intervenções orais. O padre Manuel Morujão lembrou que o Papa João Paulo II afirmou que o futuro no mundo depende do diálogo entre culturas e entre religiões: «Bento XVI tem feito declarações na mesma linha. Advertir para as dificuldades do diálogo não é dizer que não se faça, mas promover o realismo necessário que o possibilite e o torne eficaz».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE