Madeira: negligência a menores aumenta 47 por cento - TVI

Madeira: negligência a menores aumenta 47 por cento

Criança

«Crise» e «maior sensibilização» das pessoas explicam crescimento, diz Segurança Social

Relacionados
Os casos de negligência a menores, na Madeira, aumentaram 47 por cento no ano passado, tendo as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens registado 833 situações.

A informação é adiantada ao tvi24.pt pela presidente do conselho director do Centro Regional de Segurança Social da Madeira, citando um relatório apresentado esta tarde, no Funchal, no encontro de trabalho «Intervir Para e Com as Crianças».

O aumento exponencial é explicado, por um lado, «com a maior sensibilização dos parceiros, designadamente das escolas, das PSP e dos vizinhos, que denunciam muito mais» e por, outro, com o «contexto social, com aumento do desemprego, sabendo que nessas alturas as crianças acabam por ser as primeiras a sentir as consequências».

Os maus tratos psicológicos/abuso emocional (13 por cento)

e o abandono escolar (11,5 por cento) surgem logo a seguir à negligência.

Segundo o relatório, quer em termos absolutos, quer em comparação com o ano de 2007, registou-se uma diminuição nos casos de abuso sexual (menos 27 por cento) e nos maus tratos físicos (menos oito por cento), facto que a responsável atribui ao trabalho realizado nos últimos anos.

O Funchal mantém-se como o concelho com mais processos, tendo registado, no ano passado, 322 processos activos, os mesmos de 2007. Existem na Madeira onze comissões que têm, actualmente, 887 processos activos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados