"Ana Leal": Cruz Vermelha desmente autarca de Pedrógão e acusa-o de não ter palavra nem honra - TVI

"Ana Leal": Cruz Vermelha desmente autarca de Pedrógão e acusa-o de não ter palavra nem honra

Francisco George garante que os donativos guardados num armazém sem condições, da autarquia de Pedrógão Grande, não estão à guarda da Cruz Vermelha. Uma entrevista à jornalista Ana Leal que terminou da pior maneira

A Cruz Vermelha Portuguesa sabia em que condições estavam os bens doados por milhares de portugueses para as vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande, em junho de 2017. Estavam guardados num armazém sem condições, da autarquia de Pedrógão, ainda por distribuir por quem deles precisa. Uma entrevista exclusiva ao presidente da instituição é esclarecedora sobre a forma negligente como a generosidade do país inteiro foi gerida.

Francisco George admitiu ter falado várias vezes com Valdemar Alves, o autarca de Pedrógão, admitindo inclusivamente ter conhecimento das falhas de segurança, há muito existentes. Desmente ainda o presidente da autarquia, garantindo que os donativos em causa não estão à guarda da Cruz Vermelha, dizendo mesmo que Valdemar Alves mente e é um homem sem palavra e sem honra.

Esta entrevista termina da pior forma, com o afastamento da coordenadora da Cruz Vermelha para os assuntos do REVITA (o fundo criado pelo Governo em julho de 2017 para apoiar reconstrução de casas destruídas pelo fogo), perante as perguntas incómodas da jornalista Ana Leal.

Noutro momento, em Pedrógão Grande, a equipa de investigação da TVI foi alvo de ameaças físicas, quando filmava equipas da autarquia a retirar dos armazéns os donativos para as vítimas dos incêndios, como pode ver nesta reportagem.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE