GNR apreendeu 850 quilos de carapau pequeno - TVI

GNR apreendeu 850 quilos de carapau pequeno

peixe

Peixe tinha metade do tamanho permitido por lei. Depois de análises foi entregue a várias instituições de solidariedade social

Relacionados
A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Figueira da Foz apreendeu mais de 850 quilos de carapau, com metade do tamanho permitido por lei, disse à Lusa o comandante daquele destacamento.

A viatura que transportava do pescado ilegal foi apreendida na tarde de segunda feira, entre as praias da Mira e da Tocha, e «utilizava vias de menor volume de tráfego, para assim se furtar à acção fiscalizadora das forças de segurança», explicou o comandante do destacamento da Figueira da Foz, major Jorge Caseiro.

Os 850 quilos de carapau (Tachurus Tachurus) foram classificados como captura ilegal porque o tamanho dos peixes têm entre sete e oito centímetros, e o tamanho permitido por lei é de 15 centímetros. «É um verdadeiro problema ambiental porque ao capturarem pescado com esta dimensão, interrompe-se o ciclo reprodutivo da espécie, colocando em perigo a sua continuidade no futuro», explicou o oficial.

O carapau apreendido, no valor de 4.250 euros foi «declarado próprio para consumo humano, e depois de sujeito a exames sanitários, foi entregue a várias instituições de solidariedade social do distrito de Aveiro», acrescentou Jorge Caseiro.

De acordo com o oficial da GNR, para «além do problema ambiental, ao fugirem ao circuito convencional, fogem também aos mecanismos de controlo estabelecidos, designadamente ao controlo das quotas de pesca, bem como ao pagamento dos impostos devidos pela actividade», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados