Um em cada cinco portugueses pode ter urticária aguda - TVI

Um em cada cinco portugueses pode ter urticária aguda

  • CE
  • 1 out 2019, 09:20

Um problema que se manifesta por manchas vermelhas na pele, com algum relevo, que provocam comichão e, por vezes, inchaço

Esta terça-feira assinala-se o Dia Mundial da Urticária, um problema que se manifesta por manchas vermelhas na pele, com algum relevo, que provocam comichão e, por vezes, inchaço.

Trata-se de uma doença complexa e incapacitante, que facilmente passa despercebida numa primeira abordagem. A Dra. Célia Costa, imunoalergologista, esteve no Diário da Manhã desta terça-feira e alertou que é preciso saber distinguir o tipo de manchas que aparecem na pele. 

Nem tudo o que é manchas, nem tudo o que é comichão, é urticária. É importante sabermos distinguir, e sempre que o doente tenha estas manifestações, deve consultar um médico especialista para fazer o diagnóstico", afirmou.

 

Elas podem ir de manchas pequeninas, a manchas gigantes, que se podem juntar e fazem placas co florescentes com relevo e com muita comichão", acrescentou. 

Apesar de todos os sintomas envolventes, estas manchas quando desaparecem, não deixam marcas na pele e podem aparecer em qualquer zona do corpo. Mãos, pés, braços, barriga, genitais e até mesmo na cabeça.

Um em cada quatro ou cinco portugueses pode ter um espisódio de urticária aguda na vida, é muito frequente". 

A especialista relembrou ainda que dois terços dos casos são espontâneos, ou seja, não há uma causa exterior. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE