Seis pessoas perdidas no Gerês estão a ter assistência médica - TVI

Seis pessoas perdidas no Gerês estão a ter assistência médica

Parque Natural da Peneda-Gerês

Duas corporações de bombeiros foram acionadas no Parque Nacional. Três pessoas estavam com sintomas de hipotermia


Seis pessoas que estavam em dificuldades no Parque da Peneda-Gerês, foram localizadas pelas autoridades e estão a receber assistência médica, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

O grupo foi localizado pelos bombeiros e pelo INEM num abrigo às 17:35, e nenhuma pessoa está em risco de vida, segundo o CDOS.

Quatro pessoas estavam em risco de hipotermia por causa das condições climatéricas adversas, e estão a ser estabilizadas para serem transportadas de ambulância para o hospital.

Esta tarde, duas corporações de bombeiros foram acionadas para resgatar seis pessoas que se perderam nas Minas dos Carris, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real. O comandante dos bombeiros de Montalegre disse à TVI que três das pessoas estão com hipotermia

O alerta terá sido dado pelos próprios pelas 13:20, momento a partir do qual o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) acionou os Bombeiros Voluntários de Salto, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, e os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, no distrito de Braga.

De acordo com a mesma fonte do CDOS, a zona é de difícil acesso e requer bastantes cuidados.

De acordo com a página da Junta de Freguesia de Cabril, em Montalegre, as “Minas dos Carris encontram-se a uma altitude aproximada de 1508 metros e o complexo mineiro é composto atualmente por uma série de ruínas nas quais é possível rever a história da exploração do volfrâmio em Portugal”.

“Por se localizarem numa zona protegida, a sua visita requer sempre um especial cuidado com o frágil ambiente envolvente. O acesso tem de ser feito obrigatoriamente a pé e necessita de um cuidado prévio especial a nível de preparação”, acrescenta a mesma página.
Continue a ler esta notícia