Fátima: peregrino está em coma - TVI

Fátima: peregrino está em coma

Peregrinos rumo a Fátima

Atropelamento na EN1 fez nove feridos. Condutor adormeceu ao volante quando regressava da Queima das Fitas, no Porto

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O peregrino que esta manhã deu entrada no Hospital de Santo António, no Porto, encontra-se em «estado de coma e com ventilação mecânica» devido a um «traumatismo crânio-encefálico grave», disse à Lusa fonte hospitalar.

Além do traumatismo craniano, o ferido apresenta outras lesões de «menor impacto clínico», envolvendo a face e o tórax.

O homem, com cerca de 50 anos, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos.

«As suas funções vitais estão estabilizadas apesar da gravidade global do seu estado clínico», acrescentou a fonte.

O ferido faz parte de um grupo de nove peregrinos que esta quarta-feira de madrugada foram atropelados por um jovem de 20 anos, que alegadamente terá adormecido ao volante no regresso da Queima das Fitas.

As vítimas, que integravam um grupo de cerca de 80 peregrinos de Cabeceiras de Basto, Fafe e Famalicão, foram transportadas para os hospitais de Gaia (quatro), Santa Maria da Feira (quatro) e Santo António, Porto.

Nove atropelados: como foi o acidente

O condutor vinha da Queima das Fitas, do Porto. Maria do Sameiro, 43 anos, peregrina há quatro, disse que o acidente aconteceu pouco tempo após o grupo ter saído do local onde pernoitou.

«Estávamos a juntar-nos para reiniciar a caminhada e para rezar o Terço, como sempre fazemos, quando surgiu do nada um carro que apanhou as pessoas que circulavam atrás».

A Brigada de Trânsito da GNR considerou o local do acidente um dos mais perigosos do IC2/EN1 e pediu cautelas aos peões e automobilistas atendendo às várias romagens em curso.

O porta-voz da Brigada de Trânsito da GNR (BT/GNR), Major Lourenço da Silva, disse que este troço é complicado não permitindo a «convivência pacífica» entre peões e automóveis.

«Estou há 13 anos na Brigada de Trânsito e não tenho ideia de um acidente como este», disse o responsável, adiantando tratar-se de uma «situação rara».

De uma forma geral, os troços onde as vias são mais estreitas, onde não existem bermas, passeios, barreiras ou semáforos são locais onde o risco de acidentes com peões aumenta.

«Todas as zonas onde as bermas são mais estreitas e onde o peão está paredes-meias com os automóveis», são consideradas perigosas.

Apesar de não poder identificar ao quilómetro os locais mais perigosos, o major Lourenço da Silva apontou o IC2/EN1 como a mais concorrida pelos peregrinos e portanto onde há maior risco de acidente.

O porta-voz da BT/GNR referiu que não há estatísticas sobre os acidentes com peregrinos, nem sobre a sua localização.

«Os pontos negros mudam de ano para ano, consoante as intervenções que vão sendo feitas», disse, referindo, no entanto, que anualmente a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) os identifica, por distrito.

O relatório da ANSR de 2007 identifica como pontos negros na Estrada Nacional 1, quatro troços distribuídos pelos distritos do Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa.

O porta-voz da BT/GNR realçou que nos últimos anos tem sido feitas várias intervenções no sentido de tornar as estradas menos perigosas, tendo sido colocados semáforos de controlo de velocidade nas localidades e passeios com gradeamentos.

Em vésperas de mais um 13 de Maio (dia Nossa Senhora de Fátima), que é assinalado anualmente com peregrinações ao Santuário de Fátima, a BT aconselha os peregrinos a utilizarem colectes reflectores para aumentarem a sua visibilidade.
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