O Papa Francisco associou-se este domingo à peregrinação internacional ao Santuário de Fátima, onde esteve há um ano para canonizar Francisco e Jacinta Marto, por ocasião do Centenário das Aparições.

Santíssima Virgem de Fátima, dirige o teu olhar sobre nós, sobre nossas famílias, sobre o nosso país, sobre o mundo”, escreveu Francisco na rede social Twitter.

 

Há um ano, no santuário, o Papa Francisco afirmou que “não podia deixar de vir” a Fátima, porque Maria traz “esperança e paz”, agradeceu aos peregrinos por o acompanharem e lembrou os doentes, presos, pobres e desempregados.

“Não podia deixar de vir aqui venerar a Virgem Mãe e confiar-lhe os seus filhos e filhas”, disse Francisco na homilia da eucaristia que encerrou a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio de 2017.

 

Cardeal de Hong Kong pede aos peregrinos que tornem Cristo visível na sociedade

Este domingo, o cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, pediu aos peregrinos em Fátima para que através do modo de viver e exemplo façam com que Cristo seja visível na sociedade.

Com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade”, disse o cardeal na homilia que escreveu, mas lida pelo reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, na missa final da peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima, a que assistiram cerca de 300 mil fiéis.

O bispo emérito de Hong Kong apontou o exemplo da Virgem para dizer que Maria ajudará a “levar Cristo ao mundo e o mundo a Cristo”, tornando as pessoas abertas e atentas “às necessidades dos outros” e a partilharem “o tesouro e a alegria” da fé.

Segundo o cardeal, esta tarefa deve ser realizada a partir da Eucaristia, para acrescentar: “A nossa assembleia litúrgica é já testemunho vivo da presença de Cristo”.

Na missa, que esteve a ser concelebrada por 227 sacerdotes e 18 bispos, o cardeal John Tong referiu-se depois à comunidade de crentes que, “consciente de ter recebido um mandato divino, plena de fervor missionário e de alegria pascal, torna-se no mundo testemunha da nova realidade da vida realizada em Cristo”.

Esta nova realidade manifesta-se nos pequenos gestos que realizamos nas nossas vidas quotidianas, nas realidades terrestres e nos nossos compromissos de cada dia que fazemos com o novo Espírito do Senhor. Acima de tudo, quando nos dedicamos à libertação espiritual e à promoção humana dos outros”, salienta.

O cardeal John Tong mencionou ainda o seu percurso pessoal para destacar o impacto que teve “o exemplo dos serviços caritativos dos missionários estrangeiros quando, em criança, vivia em Cantão, logo depois do final da Segunda Guerra Mundial”.

 

Cerca de 450 peregrinos assistidos

Cerca de 450 pessoas foram assistidas no decurso da peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, informou este domingo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que registou ainda 93 emergências pré-hospitalares.

Segundo fonte da ANPC, desde que começou a operação “Fátima 2018”, na sexta-feira e até às 14:00 de hoje, 448 pessoas foram assistidas, tendo havido 36 evacuações do hospital de campanha da ANPC, instalado no Colégio de São Miguel, para hospitais da região, sobretudo o de Leiria.

Nas 93 emergências pré-hospitalares as situações prendem-se, principalmente, com casos de doença súbita e de trauma”, adiantou a mesma fonte, esclarecendo que ainda se mantêm na cidade de Fátima 273 operacionais envolvidos nesta operação.

Já no Santuário de Fátima, de acordo com os Servitas de Nossa Senhora, desde o dia 11 e até às 10:00 de hoje recorreram ao posto de socorros 436 pessoas, enquanto ao lava-pés foram 517.

Foram ainda admitidos para a bênção no final da peregrinação 303 doentes, adiantam os dados dos Servitas, o primeiro corpo de voluntários a apoiar os peregrinos de Fátima e cuja génese remonta a 1917 e aos acontecimentos na Cova da Iria.

A peregrinação encerra com um concerto com o tenor italiano Andrea Bocelli, na Basílica da Santíssima Trindade, às 16:00.

Segundo informação do santuário, cerca de 37 mil peregrinos deslocaram-se a pé para Fátima para a peregrinação, número que superou as expetativas. Anunciaram-se ainda no santuário 148 grupos, com um total de nove mil peregrinos de 26 países.