PCP denuncia falta de segurança nas pescas - TVI

PCP denuncia falta de segurança nas pescas

A embarcação foi resgatada de madrugada

«Vida de milhares de pescadores está em perigo», alerta Honório Novo

Relacionados
Mais de três mil embarcações estão em perigo em Portugal, por «falta de meios de segurança capazes e eficazes», denunciou, esta segunda-feira, Honório Novo, após um mandato aberto sobre o sector das pescas, realizado na Póvoa de Varzim.

«O Governo deveria estar atento a esta problemática, mas não está a responder, o que faz com que a vida de milhares de pescadores esteja em perigo», lamentou o deputado do PCP, que descreve este cenário como «negro».

Honório Novo, acompanhado de outros deputados, como Jorge Machado e Agostinho Lopes, reuniu-se com várias associações e instituições ligadas à pesca, tendo reforçado a ideia de que ao nível da segurança «está quase tudo por fazer». «Muitas vidas se têm perdido mar e a zona da Póvoa e Vila do Conde, têm sido demasiado fustigadas. Se não se agir rápido, muitas outras se vão perder», apontou.

A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, com sede na Póvoa de Varzim, apresentou, este mês, uma candidatura que vista equipar de meios técnicos capazes, perto de 400 embarcações e formar milhares de pescadores.

Para Honório Novo este projecto é de «extrema importância», mas não chega, já que «ficam de fora milhares de barcos».

O deputado espera, agora, que o Governo seja «célere» na análise e aprovação desta candidatura, que envolve uma verba de mais de oito milhões de euros, comparticipada em 90 por cento a fundo perdido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados