TGV: como poupar 2 mil milhões na ligação a Madrid - TVI

TGV: como poupar 2 mil milhões na ligação a Madrid

Usar a estação do Pinhal Novo parece ser um ovo de Colombo

Há uma maneira simples de poupar 2 mil milhões de euros na ligação do TGV a Madrid. Basta usar como terminal a estação do Pinhal Novo, que está a menos de meia hora de carro ou de comboio do centro de Lisboa. Para passageiros com destino à parte ocidental de Lisboa, à costa Sul ou ao Algarve, esta solução será mesmo mais vantajosa. A TVI, com a ajuda de especialistas em transportes, mostra-lhe este verdadeiro ovo de Colombo.

 

O Governo anunciou que vai assinar para a semana o contrato do primeiro troço do TGV para Madrid que vai ligar a fronteira de Badajoz Caia ao Poceirão, para onde está projectado um porto seco de mercadorias. São 167 quilómetros e o valor global do investimento é de mil e quatrocentos milhões de euros.

Para o TGV chegar à Gare do Oriente, em Lisboa, o Governo lançou a concurso um segundo troço, que inclui a construção sobre o Rio Tejo de uma das maiores pontes do Mundo e obras de ampliação da Gare do Oriente. Por isso, esses 34 quilómetros finais são muito mais caros: 2 mil milhões de euros.

Mas existe uma solução, que já está construída, a estação no Pinhal Novo por onde passam os comboios da Fertagus que ligam a margem Sul a Lisboa pela ponte 25 de Abril. António Brotas, especialista em transportes, professor do Instituto Superior Técnico e militante do PS, apresenta-nos este verdadeiro ovo de Colombo para tempos de crise.

 

Basta trazer o TGV do Poceirão ao Pinhal Novo para se poupar 2 mil milhões de Euros da ligação a Lisboa. São mais 14 quilómetros de linha de TGV que, no máximo, custarão apenas 40 a 45 milhões de euros. As duas localidades já estão ligadas por uma linha férrea tradicional, quase em linha recta, de tal maneira que do Pinhal Novo se podem ver os silos do Poceirão. Parece também, haver largura de canal para construir as duas linhas linhas do TGV sem grandes expropriações.

A obra é quarenta e cinco vezes mais barata do que a Ponte sobre o Tejo, que muitos especialistas consideram um erro.

 

Assim, um passageiro que venha de Madrid demorará 2h45 minutos a chegar a Lisboa, se o comboio for directo, e apenas 2h33 a chegar ao Pinhal Novo. Menos 12 minutos. Para chegar à estação de Entrecampos, no centro de Lisboa, um passageiro que desembarque no Oriente demorará 22 minutos, 10 minutos do percurso Oriente / Entrecampos mais os 12 minutos que já vimos gastar a mais entre o Pinhal Novo e o Oriente.

Ora a ligação directa da Fertagus entre o Pinhal Novo e Entrecampos faz-se em 30 minutos. São só oito minutos de diferença, mas custam 2 mil milhões de euros. Se o Pinhal Novo for utilizado como terminal do TGV ganha toda a zona Sul do País e em particular ganha o turismo do Algarve, que não tem ligações directas a Madrid.

Um passageiro do TGV demorará, de comboio, 53 minutos entre Lisboa / Oriente e Setúbal. Mas apenas sete minutos se partir do Pinhal Novo, basta ver os horários do Intercidades.

Os horários dos Alfas Pendulares provam que se o destino for o Algarve Pinhal Novo poupará uma hora aos passageiros do TGV para chegarem ao Algarve 2H45 entre a Gare do Oriente e Albufeira / Tunes. 1h 55 minutos se puder partir do Pinhal Novo.

A estação tem seis vias e está preparada com elevadores e escadas rolantes necessários ao transbordo de passageiros. Mas há mais. É de fácil acesso para toda a área metropolitana de Lisboa. Qualquer espectador pode fazer a experiência e verificar por si próprio que se chega de Lisboa ao Pinhal Novo num tiro. No regresso, nunca ultrapassámos os limites de velocidade da auto-estrada nem da Ponte Vasco da Gama e mesmo assim fizemos um bom tempo.
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