PGR «culpa» comunicação social por imagem de corrupção - TVI

PGR «culpa» comunicação social por imagem de corrupção

Pinto Monteiro

Pinto Monteiro diz que se exagera, passando ideia que «Portugal é o país mais corrupto do mundo»

O Procurador-geral da República (PGR) disse que a comunicação social leva as pessoas a concluir que «Portugal é o país mais corrupto do mundo», mas que isso «não corresponde à realidade».

«A corrupção existe em Portugal e é preciso combatê-la com todos os meios legais existentes, mas está muito longe de ser um dos países onde a corrupção atinge os mais elevados níveis», disse Pinto Monteiro numa conferência sobre o Ministério Público (MP) e o Combate à Corrupção promovida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em Lisboa, informa a agência Lusa.

Partindo deste pressuposto, Pinto Monteiro considera que é «preciso combater a corrupção, mas sem o sensacionalismo que, por vezes irreflectido ou intencional, se atribui à sua grandeza».

Em sua opinião, a combate à corrupção deve ser uma prioridade, mas há «outros ilícitos» a que o MP também dá prioridade por serem «igualmente serem altamente lesivos da sociedade portuguesa», designadamente a criminalidade organizada e a criminalidade altamente violenta, que em época de crise «aumenta» e gera «terror, instabilidade e danos pessoais e patrimoniais».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE