PJ acaba com sequestro de cidadão francês em alto mar - TVI

PJ acaba com sequestro de cidadão francês em alto mar

  • Atualizada às 18:38
  • 31 jul 2018, 14:57

Unidade Contra Terrorismo atuou com apoio da Marinha, Polícia Marítima e Força Aérea. Foi detido homem de 42 anos que ficou em prisão preventiva

Inspetores da Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária (PJ) detiveram "um homem estrangeiro, de 42 anos de idade, no âmbito de uma investigação por crime de sequestro e coação agravados, com contornos de criminalidade altamente violenta, organizada e transnacional".

Em comunicado a que a TVI24 teve acesso, a PJ esclarece que a "detenção ocorreu na sequência de um pedido de cooperação urgente por parte das autoridades francesas", o qual "dava conta que um cidadão daquele país se encontrava sequestrado e coagido, por outro indivíduo, no interior de um veleiro em alto mar".

Para a concretização da operação de resgate da vítima, de 28 anos de idade, a Polícia Judiciária contou com a estreita colaboração da Marinha e da Força Aérea Portuguesas, bem como da Polícia Marítima na localização do veleiro em causa e com as duas primeiras na respetiva abordagem", refere o comunicado.

A operação levada a cabo permitiu "cessar o sequestro e a coação em curso, restituindo a vítima à liberdade".

A PJ "realizou ainda buscas na embarcação, tendo procedido à apreensão de uma grande quantia de dinheiro e de outros elementos relevantes", diz o comunicado.

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no tribunal de instrução criminal de Lisboa no passado domingo", refere o comunicado, "e face à gravidade dos crimes em causa foi-lhe aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência e prisão preventiva".

Transporte de droga

Em conferência de imprensa realizada na sede da PJ, a coordenadora da Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT), Patrícia Silveira, adiantou que, após um pedido de ajuda das autoridades francesas emitido na quinta-feira a alertar para o possível sequestro a bordo de uma embarcação ao largo da costa portuguesa, o veleiro e a vítima foram localizados no dia seguinte, já em águas internacionais.

Uma corveta da Marinha abordou o veleiro pelas 16:00 de sábado e a PJ libertou a vítima", relatou Patrícia Silveira, revelando que o barco tinha partido do porto de Leixões na manhã de 26 de julho.

O veleiro, onde foram encontradas várias centenas de milhares de euros, atracou domingo em Portimão, Algarve, suspeitando a PJ que o sequestrador pretendia que a vítima realizasse o transporte de droga.

A coordenadora da UNCT disse que o detido, de 42 anos, tem antecedentes por crimes de natureza violenta, continuando a investigação em curso.

Continue a ler esta notícia