Judiciária apanha dois em flagrante por burla informática - TVI

Judiciária apanha dois em flagrante por burla informática

  • 21 jun 2017, 19:26
PJ detém suspeitos de burla informática

Outras cinco pessoas foram constituídas arguidas. Operação foi coordenada pela Europol e visava combater compras pela internet feitas com dados de cartões obtidos de forma fraudulenta

A Polícia Judiciária deteve dois homens em flagrante delito por burla informática e constituiu outros cinco arguidos, tendo ainda recolhido informações para a Europol que permitem a abertura de investigações noutros países.

Em comunicado, a PJ refere que as detenções foram realizadas entre os dias 6 e 16 deste mês e que a ação foi desencadeada no âmbito de uma operação internacional coordenada pela Europol.

A operação "E Commerce 2017” visava o combate a ilícitos praticados através da internet, nomeadamente a aquisição de bens em comerciantes, utilizando dados de cartões bancários adquiridos de forma fraudulenta.

Segundo a PJ, a ação visou a repressão deste tipo de ilícito e teve um aspeto preventivo com a divulgação do ‘modus operandi’ e cuidados a ter pelos utilizadores na aquisição de bens por esta via.

Em Portugal, além da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ e do Departamento de investigação e Ação Penal de Lisboa, participaram ainda a UNICRE e SIBS.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE