Sabia que sua a cara não mente? - TVI

Sabia que sua a cara não mente?

As orelhas, os olhos, os lábios... o nosso rosto revela muito daquilo que somos

Relacionados
Sabia que o seu rosto revela mais de si do que imagina? Nas orelhas, nos olhos, nos lábios ou no nariz, podemos descobrir traços da sua personalidade e saúde. Quem o diz é Francisco Varatojo, director do Instituto Macrobiótico português, que se dedicou a esta forma de diagnóstico oriental.

«Todos os dias tentamos ler a cara uns dos outros, às vezes não sabemos é o que estamos a ver», conta Francisco Varatojo ao tvi24.pt. Mas «se confiarmos no nosso instinto, muitas das coisas batem certo».

E o que nos diz o rosto?«Dá-nos uma ideia da estrutura básica de uma pessoa em termos constitucionais. Nessa estrutura, podemos saber se é uma pessoa mais física, mais emocional ou mais intelectual. Ou ainda se há um equilíbrio entre as três ou a predominância de uma».

Os aspectos constitucionais do rosto «são aqueles que não mudam com o tempo»: a forma da cara, o tamanho dos olhos, o tamanho da boca, das orelhas, do nariz ou das sobrancelhas, explica Francisco.

Mas, na verdade, a face também pode revelar problemas de saúde e aqui temos os aspectos condicionais, que vão variando ao longo do tempo como, por exemplo, «a cor da pele, borbulhas, lábios inchados, mudanças de cor, olheiras», entre muitos outros.

Mas vejamos exemplos concretos. « Orelhas grandes mostram que a pessoa tem uma constituição robusta, o que lhe dá boa saúde, longevidade e sucesso». Este facto, explica Francisco, «não significa que uma pessoa de orelhas pequenas não possa ter sucesso ou uma vida longa. Tudo depende das escolhas».

Já o tamanho dos olhos pode revelar se uma pessoa «é mais física ou mais artista». O seu ângulo também revela se a pessoa tem uma tendência «mais afirmativa, mais agressiva ou mais pacífica». Francisco Varatojo acredita que «pessoas com olhos grandes são normalmente mais estéticas, gostam de música ou de arte. São mais sensíveis»

Mas os olhos também podem revelar problemas de fígado. Aliás, o rebordo das pestanas mostra o órgão reprodutor, e a pálpebra superior a vesícula biliar. Se os olhos forem grandes também se pode estar perante um problema de tiróide.

Um nariz arrebitado é característico «de pessoas mais reguilas», enquanto, um nariz proeminente tende a mostrar «uma personalidade mais forte». Curioso é o facto de, na ponta do nariz, podermos descobrir o estado do nosso coração.

Para as mulheres que anseiam por lábios como os de Angelina Jolie, Francisco Varatojo revela um segredo: «lábios carnudos e sexys mostram obstipação».

«Os lábios grossos revelam, normalmente, pessoas mais sensíveis e menos robustas fisicamente. Enquanto, os lábios finos são característicos de pessoas mais robustas e mais inflexíveis», explica Francisco. Ou seja, Angelina ou «tem alguns problemas digestivos ou tem colagénio», brinca.

Para quem gosta de levantar as sobrancelhas... se as suas forem «redondas, longas e espessas» é alguém «equilibrado, com boa capacidade de sociabilizar, fazer amizades e com um bom potencial de vida».

No entanto, se forem «mais pontiagudas» é provável que seja alguém «muito tenso, com dificuldade em lidar com o stress». Pode mesmo, tornar-se «agressivo com facilidade».

Mas há mais. «Sobrancelhas com pêlos grandes mostram uma tendência para a espiritualidade, enquanto sobrancelhas com pêlos curtos mostra pessoas muito físicas».

Diga o que disser a sua cara, Francisco Varatojo, lembra que a vida é uma questão de escolhas e nada é definitivo. Além disso, o resto do corpo também tem muito a dizer.

«Uma mão com dedos compridos mostra sensibilidade artística. Mas isso depende da proporção entre a palma e os dedos». Sendo que se a palma for grande, «é provável que seja uma pessoa prática».

Aprender a fazer estes diagnósticos não é fácil, mas o Instituto Macrobiótico português dá pequenos cursos.

Por fim, desafiámos Francisco a «analisar» a face dos políticos nacionais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE