Portugal recebeu carne de vacas polacas com feridas e tumores - TVI

Portugal recebeu carne de vacas polacas com feridas e tumores

Autoridades de saúde europeia estão em alerta depois de confirmada a exportação de toneladas de carne contaminada para vários países da união

Um matadouro polaco exportou mais de duas toneladas de carne de vaca sem condições para dez países da União Europeia, no qual se inclui Portugal. Uma reportagem de uma televisão polaca, a TVN, denunciou o caso onde se incluem Roménia, Suécia, Hungria, Estónia, Finlândia, França, Espanha, Lituânia e Eslováquia.

Fonte do ministério da agricultura garantiu à TVI que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) reforçou a fiscalização dos matadouros, que podem servir de entreposto comercial. A mesma fonte garante que se "forem detetados lotes contaminados vão ser retirados do mercado".

Mais tarde, em comunicado, emitiu um alerta a confirmar que foi detetado um lote, com 99 kg, com carne proveniente da Polónia que já foi encaminhada para destruição. O lote destinava-se a uma cadeia retalhista. 

A União Europeia confirmou a suspeita e assegura que ativou já os mecanismo de segurança para perceber onde chegou a carne. 

O objetivo passa por localizar toda a carne que saiu deste matadouro", disse Vytenis Andriukaitis comissário europeu.

A reportagem, exibida na quarta-feira, mostra carne sem condições, com feridas e tumores, preparada para ser enviada para vários países da União Europeia. O matadouro em causa localiza-se a 120 km de Varsóvia, capital da Polónia.

Continue a ler esta notícia