Sines: toneladas de combustível derramadas durante abastecimento de navio - TVI

Sines: toneladas de combustível derramadas durante abastecimento de navio

Administração portuária de Sines conseguiu confinar derrame ao cais

Cerca de 100 a 150 toneladas de combustível terão sido derramadas, esta quinta-feira à noite, no Terminal XXI do Porto de Sines, durante o abastecimento de um navio através de outra embarcação, confirmou fonte da Polícia Marítima de Sines à TVI24.

De acordo com a mesma fonte, o alerta foi dado pelas 23:45.

A administração portuária de Sines colocou barreiras de contenção em redor das embarcações em causa e também à saída do porto para confinar o derrame ao cais.

Em comunicado conjunto, a autarquia e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APSA) afirmaram que “ocorreu nesta madrugada, dia 5 de abril, no Terminal XXI, um pequeno derrame de hidrocarbonetos durante uma operação de fornecimento de bancas do navio ‘Bahia Tres’ ao navio ‘MSC Sandra’”.

Na nota, é ainda referido que, após o derrame, “foram colocadas barreiras, com vista à contenção e recolha do combustível derramado” no sentido de “minimizar o impacto do incidente na atividade portuária".

Neste momento, "decorrem os trabalhos de limpeza do cais e está em curso o processo de investigação liderado pela autoridade marítima e pelo Ministério Público", acrescentaram.

A operação de contenção e limpeza está a ser acompanhada por elementos da proteção civil municipal de Sines.

A equipa de investigação da Polícia Marítima, em articulação com o Ministério Público, está a investigar as causas do incidente.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE