20 mil já viram «Da Vinci - o Génio» - TVI

20 mil já viram «Da Vinci - o Génio»

  • Portugal Diário
  • 4 nov 2007, 13:46
A Última Ceia, de Leonardo da Vinci

Exposição está patente no Palácio de Cristal, no Porto, até 27 de Janeiro

Relacionados
A exposição «Leonardo da Vinci - o Génio», patente no Porto até 27 de Janeiro, recebeu 20 mil visitantes nos primeiros 18 dias de funcionamento, anunciou o Millennium BCP, co-organizador da mostra.

Montada desde meados de Outubro no Pavilhão Rosa Mota e nos Jardins do Palácio de Cristal, a mostra acolhe modelos, em tamanho real, a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci, como o submarino ou o protótipo do pára-quedas.

Podem ver-se ainda reproduções, nas dimensões originais, das dez mais famosas pinturas do autor, como «Mona Lisa» ou «A Virgem dos Rochedos», bem como cópias de manuscritos, desenhos e anotações do génio da época da Renascença.

Em iniciativas paralelas à exposição, a organização programou para Dezembro quatro conferências alusivas a Leonardo da Vinci, sob coordenação do professor Alexandre Quintinha.

A primeira será animada por um grupo de jovens investigadores e cientistas da Universidade do Porto e a segunda está confiada ao professor do Instituto Politécnico de Lisboa Jorge Calado, que dissecará sobre o tema «Leonardo - o homem imperfeito».

O director do Programa de Ciência da Fundação Gulbenkian, João Caraça, abordará, na terceira conferência, a «curiosidade infinita» de Leonardo, e o ciclo fecha com o próprio Alexandre Quintanilha, que vai falar de «Leonardo - do hermético ao visionário».

A procura de exposições no Porto bateu todos os recordes entre 15 de Outubro de 2004 e 23 de Janeiro do ano seguinte, quando 157 mil pessoas viram pinturas de Paula Rego na Fundação de Serralves.

Serralves espera também grande afluência à mostra de Robert Rauschenberg, que abriu no final de Outubro e continuará patente nas instalações daquela fundação até 30 de Março do próximo ano.

Rauschenberg é um dos artistas mais relevantes na história da arte do último meio século e um dos criadores seleccionados pela agência espacial norte-americana NASA para ter uma obra sua na lua.

Na primeira semana de funcionamento, a mostra registou 10 mil visitantes, «aproximando-se dos números da exposição de Paula Rego», em período homólogo, segundo informações da própria fundação.

Serralves fez história também em 2001, quando 103 mil pessoas visitaram a exposição «In The Rough» no âmbito da Capital Europeia da Cultura desse ano.

Número expressivo igualmente de visitantes - pelo menos 85 mil - registou também uma exposição de trabalhos do artista catalão Salvador Dali, que hoje mesmo encerra no Palácio do Freixo.

A mostra foi montada na sequência de um acordo da Fondazione Metropolitan de Milão e da empresa municipal Porto Lazer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados