Coronavírus: quinto caso em Portugal - TVI

Coronavírus: quinto caso em Portugal

  • Sofia Santana
  • Sara Sousa Pinto
  • atualizada às 18:30
  • 4 mar 2020, 08:53

Trata-se de um doente internado no São João, no Porto. A sua situação clínica é estável

Há um novo caso de coronavírus em Portugal. A informação apurada pela TVI já foi confirmada num comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a nota enviada às redações, o quinto caso é um homem de 44 anos, que veio de Itália, e que está internado no Hospital de São João, no Porto. A sua situação clínica é estável.

Trata-se de um docente da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, apurou a TVI junto da instituição.

Este caso soma-se aos quatro que já tinham sido confirmados pela DGS, três no Porto e um em Lisboa.

Os primeiros dois casos foram confirmados na segunda-feira e são dois homens de 60 e 33 anos. O primeiro é médico e terá sido contagiado com o Covid-19 durante uma viagem a Itália. Apresentou os primeiros sintomas no dia 29 de fevereiro e está agora internado no Hospital de Santo António, no Porto. O outro paciente está em isolamento no Hospital de São João, também no Porto, e terá sido infetado em Espanha, onde esteve em trabalho, mais precisamente em Valência. Teve os primeiros sintomas a 26 de fevereiro.

Outros dois casos foram confirmados na terça-feira e também se tratam de dois pacientes do sexo masculino -  dois indivíduos com 60 e 37 anos. Segundo a DGS, estes dois casos estão relacionados com os dois primeiros.

No boletim divulgado na terça-feira ao final do dia, a DGS indicava a existência de 101 notificações de casos suspeitos.

No mundo há mais de 92 mil casos confirmados, com mais de três mil mortes. Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

A Organização Mundial de Saúde já declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".

Continue a ler esta notícia